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A respiração e a saúde da pele

2013 Voltar


Como a respiração pode influenciar na beleza e saúde da pele? Qual é a relação entre as duas? Quais são os principais benefícios?
 
Respirar é um mecanismo natural que leva o oxigênio presente no ar até os pulmões de onde será distribuído para todos os órgãos e célula através da corrente sanguínea.
Esse oxigênio é necessário para que as células possam transformar os nutrientes em energia, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento.
A pele é o maior órgão do corpo, e tem uma rede de vasos bastante grande.
É por meio dessa rede de vasos que a pele recebe o oxigênio, elimina toxinas, absorve substâncias ...
Para que a pele funcione perfeitamente é imprescindível receber a quantidade adequada de oxigênio. Qualquer diminuição de seu aporte gera alterações no funcionamento das células que compõem a pele e aparecerão sinais de alterações na sua cor, diminuição do brilho, luminosidade, dificuldades de cicatrização, de renovação e sinais de envelhecimento.
 
- O que é respirar corretamente? Como deve ser feita esta respiração?
 
O ato de respirar se compõe de inspiração (entrada do ar) e de expiração (saída).
No início da inspiração, o abdome se expande para abaixar o diafragma e permitir a entrada do máximo volume de ar na base dos pulmões. No meio da inspiração, a parte média do tórax se alarga para encher a parte média dos pulmões. No final da inspiração, a parte superior do tórax se eleva levemente, para que o ar chegue até o ápice dos pulmões. Essa é a respiração completa, que deveria ser a seqüência normal na vida das pessoas.
Para manter os tecidos em bom estado, é imprescindível um ciclo respiratório regular com uma freqüência de 12 a 18 respirações por minuto. Exercícios respiratórios, que abaixem o diafragma (músculo envolvido na respiração) apenas 1cm, aumentam em 250 a 300 centímetros cúbicos a capacidade pulmonar.
Nota-se, porém, que há movimentos respiratórios diversos, influenciados pelo estado de espírito da pessoa a cada instante.
Quando o indivíduo está tranquilo, a respiração é lenta com movimento rítmicos com movimento do abdome. Quando está tenso, a respiração se torna superficial, curta, ofegante, o abdome quase não movimenta, a respiração se faz mais com o tórax. Há diferença fundamental na capacidade de oxigenação de cada uma delas. A respiração abdominal, profunda, oxigena suficientemente o sangue; a respiração torácica oxigena insuficientemente.
 
- Existe algum tipo de respiração que é mais adequado para beneficiar a pele? Qual? Como deve ser feito?
 
  A respiração mais adequada, que beneficia a pele e como deve ser realizada:
 
O processo respiratório é um mecanismo dinâmico e vital de extrema importância para o corpo humano, que para ser realização adequadamente deve seguir seu curso natural, através da cavidade nasal, uma vez que, o nariz aquece, umidifica e filtra todo o ar que respiramos. As narinas servem como barreira contra a entrada de partículas e microorganismos nocivos, impedindo que os mesmos cheguem até os pulmões. Tal funcionamento protege o sistema respiratório das impurezas, favorece a oxigenação dos tecidos e melhora a qualidade de vida das pessoas.
 
- Existem exercícios que ajudam a pessoa a respirar direito e, consequentemente, deixar a pele mais bonita? Se sim, quais?
 
Exercícios que ajudam a respirar direito:
 
Para se ter uma respiração adequada e eficiente faze-se necessário realizá-la através da cavidade nasal, de maneira profunda e utilizando o músculo diafragma.
Um modo de realizar esse processo adequadamente é atentar-se várias vezes durante o dia para certificar-se que a entrada de ar está sendo realizada pelo nariz, de maneira profunda. Para tal, apoie a mão sobre o abdome ao inspirar e expirar. Observe o movimento realizado pela mão. Se a respiração for profunda e o diafragma estiver sendo utilizado adequadamente, você observará a mão mover-se levemente para cima durante a inspiração ( a entrada do ar) e para baixo, durante a expiração ( a saída do ar). Se perceber alguma alteração neste processo, tente realizá-lo novamente, de maneira consciente. Preste atenção em todo o trajeto realizado pelo ar, desde a entrada pelas narinas até o movimento realizado pelo diafragma. Procure fazer um movimento de vai e vem com o abdome. O ar entra, a barriga cresce e a mão se eleva. O ar sai, a barriga murcha e a mão acompanha esse movimento. Procure realizar esse exercício de maneira tranquila, sem ansiedade, para que este processo se torne um hábito ainda más saudável.
 
 -  Os exercícios de respiração do Yoga são bons para a pele? Quais são os mais indicados?
 
Exercícios de Yoga:
 
Ao respirar, a maioria das pessoas utilizam uma pequena parte de seu potencial respiratório, por isso, a pratica da Yoga pode favorecer e melhorar da função respiratória.
A ansiedade provoca um ritmo respiratório acelerado e superficial, a pratica da Yoga torna as pessoas menos ansiosas, o que  tranquiliza e coordena o processo respiratório. Outro ponto de extrema importância, é que os movimentos realizados na pratica da Yoga sempre buscam adequar a respiração, que deve ser realizada pelas narinas, em um ritmo coordenado de saída e entrada de ar, enfocando sempre a respiração abdominal profunda. 
 A respiração enfocada na pratica da yoga é lenta, profunda e utiliza o diafragma de modo adequado. O que favorece uma pele mais saudável.
 
Dra Solange Pistori Teixeira - Dermatologista
Dra Carolina Motta - Fonoaudiologa


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