Notícias

Barba atenção especial no inverno

2013 Voltar


BARBA REQUER ATENÇÃO ESPECIAL NO INVERNO
 
Dermatologista alerta que cuidados no antes e pós-barba devem ser redobrados nessa época do ano, quando a pele está mais seca e propensa a irritações e dermatites. Além disso, dá dicas de como evitar problemas na pele, freqüência ideal e passo a passo para um barbear saudável.
 
Irritação, inflamação e infecção nos folículos pilosos são alguns dos problemas dermatológicos que podem surgir quando um homem faz a barba de forma inadequada. De acordo com especialistas, o quadro pode se agravar ainda mais no inverno, quando a pele está mais seca e, portanto, mais propensa a irritações e dermatites. “No inverno, é preciso dar uma atenção especial para o ato de barbear. Procedimentos como o uso de creme ou loção hidratante pós-barba, além da função antisséptica, acalma eventuais irritações e protege contra o ressecamento, deixando o ato menos agressivo”, explica Dra. Solange Teixeira, dermatologista da Clinderm, de São Paulo e médica da Escola Paulista de Medicina.
 
A principal queixa masculina em relação à barba nos consultórios dermatológicos é a foliculite, ou seja, uma inflamação e infecção do folículo piloso, que ocasiona pontos e "bolinhas vermelhas" no rosto e no pescoço. “A maioria dos pacientes atendidos com esse diagnóstico costuma apresentar também nessas áreas uma pústulas (lesões semelhantes a espinhas com secreção purulenta, secreção purulentas) , eritema, crostas oleou descamação. Nesses casos, deve-se interromper imediatamente o ato de barbear e procurar um dermatologista para que sejam indicado som antiinflamatórios, antibióticos ou antifúngicos”, explica a especialista. Ela alerta que, caso o paciente não faça o tratamento, o quadro pode evoluir para manchas, falhas ou cicatrizes no rosto.
 
Outro ponto a que os homens devem ficar atentos é em relação ao barbear-se diariamente. De acordo com a dermatologista, o ato contínuo pode levar a irritações na pele e no folículo, principalmente em pessoas mais sensíveis e com tendência a dermatites, acne, foliculites e quelóides. “Para poupar a pele, o ideal é fazer a barba duas ou três vezes por semana, o que nem sempre é possível devido às exigências profissionais. Outra dica é raspar no sentido dos pêlos, pode agredir menos a pele, porém os pelos não são cortados tão curtos. Se for feita no sentido contrário dos pêlos (escanhoar), a barba fica mais rente. Em compensação, a resistência e o atrito serão maiores, causando mais irritação e favorecendo os cortes na pele”, explica a Dra. Solange. Porém podem ser seguidas algumas recomendações que irão minimizar essas irritações e deixar o ato de barbear menos traumático.
 
Dicas e passo a passo para um barbear saudável:
 
. Antes de se barbear, é indispensável lavar o rosto com água morna e sabão suave para a retirada dos resíduos da transpiração, da oleosidade, do pó ambiental e das células mortas; O pelo seco tem um grau de dureza bastante alto que é preciso abrandar pelo umedecimento;
 
. Não substituir cremes de barbear por sabonetes, ainda mais homens com a pele sensível, pois podem ocorrer alergias devido ao perfume e ressecamento da pele. Dê preferência a espumas, aos cremes de barbeara com substâncias emolientes, e amaciantes que irão diminuir a dureza do pelo e facilitar o corte  ou cicatrizantes;
. Se possível. Evite barbear-se  contra o sentido do pêlo, pois irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados;
. Para evitar o encravamento de pêlos, use esfoliantes uma vez por semana. Eles podem ser em gel, sabonete ou em creme;
. Após fazer a barba, enxágue o rosto com água fria para fechar os poros e impedir a entrada de microorganismos que possam causar inflamações nas raízes do pêlo;
. Para o pós-barba alguns produtos são indicados de acordo com cada pele. Loções pós-barba têm funções adstringentes, calmantes, refrescantes, hemostáticos (para parar sangramento), acidificantes (restabelece o pH natural da pele que é ácido), diminuindo risco de infecções. Peles muito secas toleram menos esses produtos devido ao conteúdo alcoólico que eles geralmente possuem. Para esse tipo de pele, aconselha-se o  uso de loções cremosas hidratantes, que, além de acalmar eventuais irritações, protegem contra o ressecamento.
. A sauna é um ótimo lugar para se fazer a barba, pois os pêlos ficam amolecidos, deixando o barbear mais fácil, com menos resistência.
 


Rua Joaquim Floriano, 100 - 4º andar - Conj. 41 - Itaim Bibi - São Paulo - Tel.: 11 3078.9933
© 2014 - Clínica Dermatológica Dra. Solange Teixeira. Todos os direitos reservados.